segunda-feira, 30 de abril de 2012

Na social - Qual é o limite entre o Graffiti estético e de protesto




A Fabrica de Artes e Cidadania – FAC poderia ser apenas mais uma crew de graffiti, mais uma ONG, mais um coletivo de designer ou mais instrumento de manobra para satisfazer o ego dos colecionadores de artes plásticas.
Quer saber a real?
Então siga com a gente nesta trilha de tinta preta que discorre pelos muros, pelos quadros e pelas paredes do subconsciente de quem vem promovendo transformações sociais significativas em torno do caos urbano.
No seio da zona Norte do Rio de Janeiro, dentro do Centro de Referencia da Juventude - CRJ em Manguinhos a FAC tornou-se objeto de desejo dos jovens locais, que descobriram novas ferramentas como wild style (letras estilizadas), tags (letras), spray, software de edição de vídeos, maquete e entre outras.


Com estas ferramentas em punho crianças e jovens começaram a protagonizar sua própria historia dentro da comunidade os muros tomaram um injeção de cores, porém você sabe tanto, quanto eu que o Graffiti tem essa capacidade, mas o idealizador da FAC o Fabio Ema nunca se contentou apenas com a mudança estética, ele queria mais...





Foi necessário romper paradigmas, estabelecer uma nova visão, formalizar a instituição e enfrentar a dor da perda de um grande amigo para o tráfico, que hoje se encontra em cárcere privado para afirmar a legitimação de uma grande ação social de inclusão, formação e resgate.
Adesivos produzidos pelos alunos da FAC

E creia! A FAC mobiliza artistas musicais como o grupo “O Rappa” principal mantenedor institucional e possui parceiros nacionais e internacionais.
Alunos da FAC no CRJ - Maguinhos/RJ
Mas nada disso seria possível sem a união do Graffiti estético e do Graffiti de protesto, que proporciona para crianças e jovens um encontro na Arte Urbana na forma de desabafo consciente que minimiza conflitos, gera renda, fortalece o pensamento critico e reduz a depredação aos espaços públicos. 







Ainda bem que tem muita gente querendo fazer a diferença e multiplicando talento.
Graffiti de Fabio Ema

Painel no CRJ/Manguinhos
Sala de aula no CRJ/Maguinhos


Arte que transforma.

                          














  Máximo respeito!!!
                                    Axé!
                                                Combatentte


Um comentário:

  1. São esses valorosos exemplos de perseverar em ações pelo bem comum que nos animam a perseverar também. Ótimo registro da rapper Combatentte sobre a frutífera iniciativa de Fabio Ema com apoio do Rappa. Parabéns! saúde, paz e bem a todos que batalham com Arte pela cidadania

    ResponderExcluir